Elisabete Ferreira recebeu o prémio num evento internacional realizado em Veneza. Foi a primeira mulher a vencer esta distinção.
Elisabete Ferreira foi considerada a Melhor Padeira do Mundo pela União Internacional de Panificação e Pastelaria (UIBC). O título foi entregue esta terça-feira, 22 de outubro, durante o concurso World Baker and Pastry of the Year, que se realizou em Veneza, Itália.
A diretora-executiva do Pão Gimonde, em Bragança, foi a primeira mulher a ganhar a distinção no Congresso Mundial de Padeiros e Chefs Pasteleiros. O júri considerou que a portuguesa de 46 anos se destacou pelo seu contributo no sector, tanto “nos termos de inovação quanto de preservação dos processos e técnicas tradicionais”.
A padeira representa a terceira geração na gestão da padaria familiar e conta com uma carreira de 30 anos, dedicada à arte de fazer pão e de manter “viva a tradição e a excelência que caracterizam o Pão de Gimonde”. Sob a liderança da profissional, a empresa tem preservado os métodos tradicionais de produção, procurando inovar e criando um equilíbrio “entre o sabor de antigamente e a modernidade”, segundo os jurados.
Além do trabalho na padaria da família, Elisabete Ferreira é presidente do Club Richmont Portugal, onde partilha o seu conhecimento com universidades e em congressos internacionais.